NeoBux - Ganhe Dinheiro Com Internet

Samsung Galaxy Ace tem ótimo custo x benefício


O Galaxy Ace é um modelo bem procurado por não ser muito caro e, mesmo assim, possuir processamento forte e tela grande. Vamos conferir as impressões.

Design
O Galaxy Ace se assemelha ligeiramente ao iPhone 4 por sua forma retangular com cantos arredondados. Mas o acabamento todo em plástico mostra um aparelho mais simples. Sua traseira é toda emborrachada com textura, ótimo para evitar que escorregue da mão. Na traseira também ficam a câmera e seu flash, uma saída de som e o nome da Samsung.

Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830BSmartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830B

Na frente do aparelho ficam a tela, a saída de som, dois botões de toque padrões e um físico, que é o home. Embaixo fica apenas o microfone, enquanto na parte superior fica a entrada para fones e a conexão microUSB, protegida por uma tampinha retrátil.



No lado esquerdo do Ace fica o buraco para pendurar enfeites e o botão de volume. Do direito fica o botão de energia e a entrada para cartões microSD. Essas laterais são em plástico brilhante prata escuro. A frente é brilhante e tomada pela tela.

Tela
Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830BA tela, infelizmente, não é AMOLED, provavelmente para cortar custos. É uma TFT LED capacitiva de 3.5 polegadas, com resolução HVGA (320 x 480 pixels). Isso não é muito, mas é compensado pelas 16 milhões de cores disponíveis. O display multitoque é bem brilhante e o sistema está adaptado para sua resolução. Sua proteção é de vidro Gorilla Glass.

Hardware e processamento

Para o preço médio, seu processador ARM 11 de 800MHz é muito bom. Ele é veloz e cumpre bem as tarefas do dia-a-dia. Só poderia fazer mais com uma memória RAM melhor do que os 280MB que possui, uma pena.
Testou-se a navegação na internet, jogos pesados – como Angry Birds e NFS Drift –, reprodução de vídeos em padrão normal, e ele não teve problemas. Dá umas engasgadas quando muitos aplicativos estão abertos, mas a própria Samsung envia um widget para desligar o que não está sendo usado justamente para melhorar isso.



Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830BNas conexões sem fio ele está mais do que bem servido. Além de Wi-Fi b/g/n, possui GPS com "A-GPS" (quando a conexão de internet também ajuda na localização), Bluetooth 2.1 e DLNA, uma tecnologia para conectar o Ace a outros aparelhos eletrônicos.

Há também a função de roteador Wi-Fi, que permite disponibilizar sua conexão 3G com até 5 máquinas. Essa conexão 3G é Dual Band, enquanto que a GSM é Quad band e também é EDGE e GPRS. Ainda possui acelerômetro, sensor que vira a tela e também ajuda em jogos.

Câmera 
Aqui está algo em que a Samsung não costuma caprichar em seus modelos mais econômicos. Foi assim quando testamos o Galaxy 5, e se repete aqui. A câmera não é o forte desse aparelho. São 5 megapixels com autofoco e flash de LED, além de detector de sorrisos e faces e geotagueamento.

Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830B
Mesmo em situações de boa luz a imagem fica estranha, como se fosse enevoada. Isso evita o excesso de granulação, mas essa fumaça na frente deixa as fotos um pouco fantasmagóricas, sem muito foco ou acuidade.

Entre as vantagens está o fato que mesmo em situações de pouca luz ela mantém a mesma qualidade, então não fica granulado demais. Além disso, ela é bem rápida no disparo.

A câmera também capta vídeos, que não são ruins. Mas também possuem um pouco de blur, e por isso não podem ser usado para nada muito além de um vídeo no YouTube. A qualidade é QVGA a 15 frames por segundo, bem pouco.

Como não há botão dedicado à câmera, a foto é tirada direto na tela. Ele possui algumas configurações de foto que fogem do básico, incluindo 18 cenas diferentes, mas nada profissional. Não há câmera frontal para vídeo-conferências, provavelmente para diminuir os custos do aparelho.

Sistema operacional e usabilidade
Como já é de praxe, a Samsung mexeu nessa versão do Android, que está atualizada para a 2.3.4 Gingerbread. Não há informações sobre um upgrade para o 2.3.6 ou para o Ice Cream Sandwich, mas quem sabe um dia. A Samsung é do tipo que costuma atualizar bem seus aparelhos.

Essa mexida da Samsung, conhecida como Interface TouchWiz 3.0, só trouxe melhorias. Como a resolução da tela não é a mais alta, a interface é preparada para essa qualidade. Botões maiores, cores mais fortes. Ela inseriu aplicativos próprios mas não exagerou no excesso de opções de configuração, deixando a personalização mais simples.

Entretanto, quem gosta das atualizações de sistema e quer estar sempre com a última versão pode não gostar dessas personalizações da empresa. Isso porque toda interface do Android modificado demora mais a ser atualizada, ou às vezes nem chega a ser. Para checar atualizações, inclusive, é necessário se logar em uma conta da Samsung.

Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830B
Ele não possui suporte a Flash. Não que faça muita diferença, pois muitos sites hoje em dia já aboliram o uso do software, mas caso seja de extrema importância, há meios de fazer isso em buscas pela internet. Em compensação, ele tem suporte a Java pelo emulador MIDP.

Outra melhoria – mas essa pode ser baixada na internet – é o teclado Swype, que costuma vir em alguns aparelhos da Samsung. Para digitar com ele, basta arrastar o dedo pelo teclado que a palavra se forma. Uma vez que ele possui dicionário em português brasileiro, os gestos são facilmente reconhecidos. Quando não existir a palavra, basta digitar normalmente e adicioná-la ao dicionário. Essa função é viciante. Outra parecida, que também pode ser útil, é a busca e digitação por voz.

O Ace é um smartphone fácil de se mexer. São poucos botões físicos e, por ser pequeno, cabe bem na mão, facilitando escrever tudo com apenas um dedo. Não é um aparelho complexo e é voltado para quem quer personalizar bastante o sistema.

Aplicativos
Além do básico do Google, como GMail, Maps, Gtalk, Navegadir, Calendário, Market, YouTube, Pesquisa e outros, a Samsung colocou também um gerenciador de arquivos, a suíte ThinkFree Office, o Social Hub – junta todas as redes sociais e mensagens em um só lugar –, notícias e clima e o Samsung Apps. Há também um Gravador de Voz e o Economizador de Energia.

Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830B
Encontramos também alguns widgets diferentes, como o relógio duplo. Não há muita coisa, pois a empresa deixa para o usuário escolher o que quer instalar, já que a memória interna é bem pouca. Outros aplicativos você consegue entre as centenas de milhares no Android Market, a loja de aplicativos do Google.


Música e mídia
A interface de música foge um pouco das encontradas nos sistemas operacionais mais puros. É ligeiramente melhorada, mais enfeitada. O som externo é bem alto, e até que bem equilibrado. Nota-se uma falta de graves, lembrando um pouco uma latinha, mas é melhor do que a média.

Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830BNo som com os fones que acompanham o aparelho – que inclue microfone – o som é ótimo. Os fones são bem altos e o estéreo é legal. Nada a reclamar, mesmo eles sendo convencionais. O Ace também tem a função de rádio FM com a tecnologia RDS, que mostra o nome da música e o cantor em tempo real.

Na reprodução de vídeos, tudo correu bem. Ele passa vídeos normalmente, mas apenas com qualidade padrão. Nem pense em Full-HD. Em HD comum ele pode passar um ou outro. Ele aceita nativamente os formatos MP4, H.264, H.263, MP3, WAV, eAAC+.

Bateria e armazenamento
A bateria foi uma grande surpresa no Ace. Mesmo com o 3G ou o Wi-Fi ligados, ele se manteve firme e forte por mais de 24 horas. Aliás, foram praticamente dois dias antes de ele pedir arrego e ir para a tomada. Foi realmente surpreendente, e isso se deveu também ao aplicativo Economizador de Bateria, que já vem no aparelho. Ele ativa uma rápida conexão de internet a cada 30 minutos para checar e-mails e outras tarefas, e por isso faz tudo durar mais.

Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830BSmartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830B
Jogamos, navegamos na internet, deixamos o e-mail em push e nada da bateria acabar. Ela só é sugada quando escutamos música ou vemos filmes, aí cai para aproximadamente 5 horas.

O armazenamento dele é pífio, apenas 158 MB internos. A Samsung tenta resolver isso mandando junto um cartão microSD de 2GB, e ele até aguenta cartões de 32GB, mas ainda assim esse pouco espaço interno pode prejudicar na instalação de aplicativos e até no desempenho.


O que vem na caixa
Na pequena caixa do smartphone encontramos o aparelho, uma bateria removível, cabo USB, carregador com fio, fones de ouvido convencionais, cartão de memória microSD de 2GB, um adaptador que transforma esse microSD em SD e pequenos manuais.

Smartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830BSmartphone Samsung Galaxy Ace GT-S5830B 

















Informações
Tela:3,5 polegadas  
Resolução de tela:320 x 480 pixels  
Sistema operacional:Android 2.3  
Rede:GSM/3G  
Armazenamento:158MB internos, microSD de 2GB  
Câmera:5 megapixels  
Flash:Sim
Conectividade:WiFi n/b/g / GPS com A-GPS / Bluetooth 2.1 / microUSB 
Sincroniza com PC:Sim
Dimensões:11,2 x 6 x 1 cm  
Peso:112 gramas  
Autonomia de bateria:Até 420h em stand-by / Até 6h30 em conversação 
Itens inclusos: Aparelho, bateria, cabo USB, cartão microSD de 2GB, adaptador de SD, carregador, fones de ouvido e manuais.