NeoBux - Ganhe Dinheiro Com Internet

Xperia Play: Para completos aficionados por games


PlayStation Phone, PSP Phone, smartphone com PlayStation. Conhecido por muitos nomes, apesar de oficialmente ter apenas um, o Sony Ericsson Xperia Play é o sonho de consumo de muitos gamers.
Rodando a versão 2.3.3 do Android (Gingerbread), este supertelefone com tela de 4 polegadas e controles de PlayStation adaptados surpreende. Como smartphone, sua performance é notável pelos jogos. Como videogame, você poderá carregá-lo para todo o canto sem que isso seja um incomodo.
Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Design
Contrariando a tendência de se produzir smartphones cada vez mais finos, o Xperia Play possui uma boa espessura, o que invariavelmente acrescentará um volume à mais em seu bolso ou bolsa. Não chega a ser nada 'anormal', e ao contrário de seus equivalentes, sua forma é justificável: além de carregar a bateria de 1500 mAh que alimenta o telefone por 5 horas de jogatina, bem como toda a CPU do aparelho, o volume extra influencia no conforto das mãos durante as partidas, estabilizando o peso do telefone, sem dar a impressão de que o smartphone correrá das suas mãos em momentos difíceis do jogo.
Analisando-o como um controle de PlayStation, obviamente, não tem muito jeito. A ergonomia não se compara a dos videogames portateis, como o PSP, muito menos a do próprio controle do PlayStation. Mas se você não estiver disposto a carregar mais um gadget na sua mochila para poder jogar nas horas livres, o controle oferecido pelo Xperia Play é satisfatório.
Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)O controle adaptado de PlayStation no telefone é suficientemente bom para um smartphone, mas não se compara aos videogames portáteis (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Tela
Sua tela de 4 polegadas com 480 x 854 de resolução é ótima, e tanto para navegar quanto para jogar ela é confortável. O sensor de luminosidade atua imperceptivelmente no brilho da tela, e praticamente nem notei a sua presença, ao contrário de outros smartphones, com variações mais agressivas.
Falando em tela, a interface do usuário da Sony traz uma leveza notavelmente superior a de seus concorrentes. Apesar de a personalização ser um pouco travada por conta dos widgets já presentes de fábrica (são removíveis), o Xperia Play realmente mantém a cara de um telefone, quando não está sendo usado para jogar.
O único porém fica para o Timescape, um aplicativo que possui uma proposta bem legal de unificar contas do Facebook, Twitter, Orkut e todas as outras notificações normais de um telefone. Se a sua navegação não precisasse recarregar tanto os objetos e dados exibidos, seria muito melhor. Só por conta disso ele acaba se tornando inútil com o tempo.
Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)Sony Ericsson Xperia Play com o controle abertoFoto: Allan Melo/TechTudo)
Gameplay
O comando dos jogos é confortável no direcional, e os botões L e R na parte superior fazem toda a diferença nos jogos que realmente o utilizam. E sim, nem todos os utilizam. Já o controle analógico, por não possuir um botão volumoso (ou um atrito maior nos dedos), dá a sensação de que o smartphone poderá escapar das suas mãos a qualquer momento. Acredite: não vai. Mas a pulga atrás da orelha vai te perturbar, e certamente você se sentirá mais confortável com os direcionais mesmo.
Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)Star Battalion, um dos jogos que já vem instalados no Xperia(Foto: Allan Melo/TechTudo)
Testes com as demonstrações
A qualidade dos jogos é fantástica. Digo, os jogos que realmente aproveitam o potencial do smartphone. O Star Battalion, por exemplo, possui gráficos impressionantes para um telefone (sim, não se compara a um PSP), e utiliza todos os controles disponíveis - além de oferecer uma boa trilha sonora - para te envolver no ambiente de guerra futuristico-espacial. Por exigir do telefone, outras aplicações abertas em paralelo podem atrapalhar o seu desempenho, portanto, feche tudo mais o que estiver aberto.
Por outro lado, jogar Fifa 2010 foi uma decepção. Os controles analógicos são lentos, a jogabilidade dificultada (o jogador também não é lá essas coisas), e os gráficos conseguem ser angustiantes, de tão ruim. O jogo parece ter sido portado para o Play de qualquer jeito, sem cuidado. Se tivessem portado o International Super Star Soccer Delux, do Super Nintendo, acho que teria ficado mais satisfeito.
Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Add caption
O viciante Bruce Lee Dragon Warrior, à esquerda, e o desestimulante Fifa, à direita (Foto: Allan Melo/TechTudo)
O The Sims, por outro lado, é um pouco mais interessante. Nele, a sensação que se tem é que a série parece ter sido feita para telas touchscreen. Apesar da trilha horrorosa, ouvi declarações de amigos (ao qual concordo) de que este título, no Xperia Play, chega a ser melhor que o The Sims 2 para PCs. Uma curiosidade: para jogá-lo, o controle físico é dispensável (mas ein?!).
O quarto jogo disponibilizado para demonstração é o viciante Bruce Lee Dragon Warrior. Assim como o Star Battalion, ele parece aproveitar bem os recursos do smartphone, entregando bons gráficos e boa jogabilidade. A modo história é interessante, apesar de um pouco repetitivo, ams as lutas baseadas em Kung Fu trazem um certo cuidado nos movimentos, trabalhando bem o lado estratégico da luta. Considero um ótimo título para o smartphone. O único porém é o fato de ele não utilizar os controles L + R nas lutas.
Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)Detalhes de câmera de videochamadas e traseira, com a bateria e entradas de cartão SD e SIM no canto (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Câmera
A câmera de 5 megapixels do Xperia Play entrega o que se espera de um bom smartphone. Nada excepcional, como podemos ver em ambientes de baixa luminosidade ou em fotos macro, mas é satisfatória. No modo filmagem, notei poucas distorções nas laterais, apesar da leve desaturada nas cores e de salvar o arquivo em formato 3GP. Já no modo de videochamadas, ela não é nada impressionante, mas cumpre bem o seu papel.
Operação e navegação
Este não é um smartphone para trabalho. O teclado virtual não entrega nenhuma resposta tátil, e a curta movimentação entre a tela e o controle de jogos acaba dando uma falsa sensação de resposta, o que chega a confundir o usuário que não estiver realmente atento ao que está sendo escrito. Muitas vezes tive que conferir o que estava sendo digitado, e o número de erros foi acima do normal, comparando com a experiência em outros smartphones. Além disso, o corretor ortográfico incomoda um pouco, e por isso pode ser mais interessante deixá-lo desligado.
Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lado superior, lateral com os botões L + R e volume, no centro, e a localização da entrada do fone de ouvido, respectivamente (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Conectividades
O GPS possui uma ótima precisão, e pelo menos nos testes era atualizada a cada 1 segundo, acompanhando bem a posição real. A antena também é boa, e o manuseio do telefone, tanto no 'modo jogo' como em sua operação normal, não afetaram a recepção de nenhum sinal externo. Neste aspecto, realmente não há o que reclamar. Talvez apenas a falta de uma saída HDMI ou DLNA para jogar em televisões, mas isso é papo para a versão futura, imagino.