NeoBux - Ganhe Dinheiro Com Internet

Ubuntu completa 7 anos desde o lançamento da sua primeira versão


Em um dia como o de hoje (20 de Outubro), no ano de 2004, uma mensagem enviada por Mark Shuttleworth informava que o criador do Ubuntu e da Canonical apresentava a primeira versão da mais popular distribuição para Linux, a Ubuntu 4.10 Warty Warthog - a versão mais recente é a 11.10.
A primeira e a última versão: Ubuntu 4.10 Warty Warthog e Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. (Foto: Divulgação)A primeira e a última versão: Ubuntu 4.10 Warty Warthog e Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. (Foto: Divulgação)
A mensagem tinha os seguintes dizeres: "O Ubuntu é uma nova distribuição Linux, que oferece as fantásticas características do Debian, com uma instalação rápida e simples, atualizações constantes (a cada seis meses), uma seleção ajustada de pacotes e um compromisso de oferecer atualizações de segurança durante 18 meses depois de cada lançamento".
A distribuição 4.10, que hoje pode ser considerada quase legendária, oferecia os seguintes componentes: GNOME 2.8Firefox 0.9, Evolution 2.0OpenOffice.org 1.1.2XFree86 4.3, entre outros recursos. A distribuição tornou-se um sucesso porque cumpriu o que prometia: era simples, rápida, funcional e de prática instalação.
Muita coisa aconteceu desde então e a evolução do Ubuntu foi impressionante. O Ubuntu foi um dos responsáveis (se não for o principal responsável) por estreitar as barreiras dos usuários mais leigos com o Linux, pois trouxe a praticidade de instalação, configuração e uso que as demais distribuições da época não ofereciam.
A popularização do Linux deve-se ao Ubuntu
Se o Linux hoje não é algo tão estranho para alguns usuários e apresenta-se como uma solução viável para usuários de baixa renda, e até mesmo aqueles que nunca tiveram contato com um computador na vida, uma boa parte desse sucesso deve-se ao Ubuntu.
Ubuntu em tablet. (Foto: Divulgação)Ubuntu em tablet. (Foto: Divulgação)
Além disso, ao longo das atualizações, o Ubuntu conseguiu criar uma comunidade de colaboradores que fortaleceram o sistema. Usuários e profissionais de tecnologia ao redor do planeta ajudam-se mutuamente na solução de problemas e no desenvolvimento de novas ferramentas para a distribuição, tornando o Ubuntu uma opção ainda mais consolidada entre os sistemas alternativos.
Por isso, nesses 7 anos de lançamento do Ubuntu 4.10, temos que parabenizar os idealizadores, colaboradores e usuários. São 7 anos de uma das soluções mais bem-sucedidas do mundo Linux. É uma das soluções alternativas mais completas no segmento de sistema operacional. E muitos são gratos por esse lançamento, pois iniciou uma nova fase na nossa atual cultura de softwares.