NeoBux - Ganhe Dinheiro Com Internet

Review: PS Vita é um console portátil apenas no tamanho

Finalmente o mais novo portátil da Sony chegou às lojas do mundo inteiro.

Confira a galeria de fotos do PS Vita!



PS Vita (Foto: Allan Melo / TechTudo)PS Vita (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Botões e touchscreen

O PS Vita possui duas pequenas alavancas direcionais, uma posicionada na esquerda e outra na direita. Além delas, ele ainda conta com o direcional tradicional, localizado acima do analógico da esquerda. O portátil traz os quatros botões tradicionais dos consoles da Sony e outros dois identificados como R e L, que ficam na parte de cima. Além deles, o PS Vita conta com a tela frontal e um painel traseiro com touchscreen.

PlayStation Vita (Foto: Reprodução/TechTudo)De todos os jogos lançados neste primeiro momento, Uncharted e FIFA são os que utilizam melhor os comandostouchscreen. No primeiro, em determinados momentos, é possível indicar por onde o personagem principal deve escalar apenas tocando na tela o local indicado, ou então subir uma corda fazendo o movimento de deslizar os dedos no painel de trás. E com FIFA, é possível fazer um passe apontando o jogador na tela frontal, e chutar ao gol utilizando o painel traseiro.

Diante dessa variedade de comandos, o PS Vita mostra-se bem confortável na hora de jogar. O posicionamento dos botões encaixa perfeitamente nas mãos. A leveza do console é outro pró, o que ajuda a mantê-lo de forma cômoda. O único problema são os comandos centralizados na tela frontal, que atrapalham um pouco.

PlayStation Vita (Foto: Reprodução/TechTudo)


Navegação do console

Ao contrário do PS3 e PSP, o PS Vita possui um menu único totalmente voltado à utilização pelo touchscreen, ou seja, não há como navegar pela tela inicial através dos controles direcionais. Além disso, chama a atenção a multifuncionalidade do aparelho. Com isso, é possível deixar diversos aplicativos abertos enquanto, por exemplo, você está jogando, e utilizá-los sem precisar finalizar a execução de um game.

Screen do PS Vita 1 (Foto: Divulgação)

Menu principal do PS Vita (Foto: Reprodução)

Veja agora, de forma mais detalhada, os principais aplicativos do console:.

- Portal de boas-vindas

Screen do PS Vita 4 (Foto: Divulgação)O aplicativo mistura um jogo simples com um tutorial para que o jogador comece a se acostumar com o PS Vita. Você pode conferir desde quebra-cabeça com as fotos tiradas com a câmera da portátil, até minigames que utilizam os touchscreens. Além de divertir, a interatividade ajuda na experiência com o console, isso sem falar que todos os jogos ainda rendem troféus na PSN.

Um dos diversos minigames do Portal de Boas-vindas (Foto: Reprodução)



- Party

Screen do PS Vita 6 (Foto: Divulgação)O serviço permite que o usuário crie uma espécie de sala com seus amigos para a troca de mensagens – por texto ou áudio. Vale lembra que o serviço só permite entrar na sala aquele que possuir também um PS Vita. Jogadores logados no PS3 e no PSP não participam.

- PS Store
Screen do PS Vita 7 (Foto: Divulgação)A loja virtual da PSN (SEN) é simples e limitada. Nela são listadas os jogos para PS Vita, paraPSP, títulos em versões de demonstração, aplicativos e vídeos. A interface foi toda trabalhada para que pudesse ficar ao alcance do touchscreen. É possível, por exemplo, utilizar as diversas abas e filtros para navegar de uma forma mais rápida.


- Near
Screen do PS Vita 8 (Foto: Divulgação)O Near permite localizar outros jogadores à sua volta e o que eles estão jogando, um sistema que funciona de forma parecida com o Street Pass do Nintendo 3DS.




- Mensagens de grupos

Screen do PS Vita 10 (Foto: Divulgação)O serviço de troca de mensagens é o mesmo utilizado em outros consoles da Sony. Com ele, fica mais fácil se comunicar com os seus amigos da PSN. O funcionamento do aplicativo é bem parecido com o de outros mensageiros instantâneos, como MSN e Gtalk.
Mensagens no PS Vita (Foto: Reprodução)



- Foto

Assim como Nintendo 3DS, o PS Vita possui duas câmeras, uma localizada na frente e outra atrás. Pena que a resolução seja de apenas 2 megapixles. Por isso, não espere por fotos com qualidade profissional.
PS Vita (Foto: Allan Melo / TechTudo)PS Vita (Foto: Allan Melo/TechTudo)


- Navegador

É possível navegar em todo tipo de site com o navegador do PS Vita. Porém, ele não conta com suporta ao Flash Player, o que impede de visualizar vídeos do YouTube ou de outras plataformas que utilizem o plugin. Também notamos uma certa dificuldade em serviços de e-mail. Além do touchscreen não apurar de forma eficiente as linhas da sua caixa de entrada, tivemos problemas para respostas mais antigas em uma mesma mensagem.


- Uso Remoto

Screen do PS Vita 16 (Foto: Divulgação)Com o PS Vita é possível realizar um acesso remoto ao PS3. Antes de mais nada, é preciso cadastrar o portátil para que ele consiga acesso no console de mesa. Esse também promete ser o modo no qual o PS Vita atuará de forma similar ao “tablet-joystick” do Nintendo Wii U, ou seja, como um joystick opcional.

Integração entre o PS Vita e o PS3  (Foto: Reprodução)



- Gerenciador de conteúdo

Screen do PS Vita 17 (Foto: Divulgação)A integração do PS Vita não fica limitada ao PS3. Isso porque o console possui a opção de conectar-se ao PC. Com isso, é possível transferir fotos, vídeos, áudios e outras informações para o computador, e vice-versa. Também é possível fazer backup de dados.


- Mapas

Screen do PS Vita 18 (Foto: Divulgação)O aplicativo Google Maps funciona de forma muito eficiente no portátil. A atualização do ponto fixo ficou um pouco comprometida em nossos testes, mas os demais recursos do software, como traçar rotas e visualizar mapas no modo satélite, atuaram como esperado.

Google Maps (Foto: Reprodução)




- Netflix

O serviço de filmes via streaming também está disponível no portátil da Sony. Apesar de uma demora para inicializar o software, a tela do PS Vita ajuda muito na qualidade da reprodução.



- Live Tweet

Screen do PS Vita 25 (Foto: Divulgação)As redes sociais também estão disponíveis no PS Vita. No caso do Twiter, o aplicativo Live Tweet faz essa função. Com uma interface rica e bem colorida, o app agrada muito. Ele, porém, não avisa na tela principal quando surge um novo reply ou uma mensagem direta.

Live Tweet (Foto: Reprodução)

- Facebook

Já a outra rede social que está presente é Facebook. Essa, por sua vez, possui um aplicativo muito similar ao utilizado tradicionalmente via browser. O grande lance do software é a possibilidade de enviar fotos do console para o seu álbum na rede social.


- Som

O sistema de áudio do PS Vita impressiona pela qualidade. Apesar de não contar com um grave que faça a diferença, os pequenos alto-falantes – localizados na parte frontal do aparelho – dão conta do recado. Entretanto, a melhor experiência ainda é usar fones ou headsets.
Logotipo do Skype é apresentado juntamente com o PS Vita (Foto: Game Generation)
Já o microfone do aparelho decepciona em relação à qualidade. Por mais que os nossos testes tenham sido realizados em salas silenciosas, ainda pudemos notar uma baixa qualidade no áudio capturado. Porém, para conversas via Skype, por exemplo, o microfone deve ser o suficiente.

Obs: O software Skype ainda não se encontra disponível na PSN.

Logotipo do Skype é mostrado juntamente com o PS Vita em apresentação da Sony na E3 (Foto: Reprodução/Game Generation)


- Vídeo
Um dos grandes atrativos do PS Vita é o poder gráfico. Contando com uma tela OLED de 5 polegadas, o portátil impressiona pelo visual em alta definição que não fica muito atrás dos atuais consoles de mesa, como PS3 e Xbox 360.
Screen do PS Vita 22 (Foto: Divulgação)Testamos dois vídeos com resoluções de 720p e 1080p, respectivamente. O console exibiu os filmes com uma qualidade impressionante. Nos testes com o serviço Netflix, o resultado também foi positivo, destaque para as legendas que não são tão incomodas e de fácil leitura.


- Bateria

Em nossos testes, a bateria do PS Vita suportou aproximadamente 2 horas e meia de utilização de jogos e exibição de vídeos, e com todos os recursos de brilho ao máximo. Com menos brilho, a bateria dura um pouco mais, chegando a pouco menos de 3 horas. Já com o console ligado, mas sem uma utilização "pesada", a bateria aguenta o dobro de tempo.

- Necessita de um cartão de memória

Uma grande desvantagem do PS Vita é o fato de o console não possuir memória interna, ou seja, é preciso comprar um cartão de memória para jogar ou fazer qualquer outra instalação. Se você adquirir o Kit Oficial vendido no Brasil, não há problemas, pois ele inclui um cartão de 4 GB.

Pacote brasileiro do PlayStation Vita (Foto: Divulgação) (Foto: Pacote brasileiro do PlayStation Vita (Foto: Divulgação))Pacote brasileiro do PlayStation Vita (Foto: Divulgação)
Conclusão

O PS Vita é um portátil que impressiona. A qualidade gráfica deixa para trás seus concorrentes, como o Nintendo 3DS, e faz frente aos principais consoles de mesa, como o PS3 e o Xbox 360. O design e as funcionalidades também são dois grandes atrativos, mas as câmeras deixam a desejar. Se não fosse pelo preço muito alto - fora dos padrões no mercado nacional - o portátil poderia virar uma nova mania entre os gamers. Só o tempo dirá até onde vai chegar esse "gigante" portátil.

Ficha Técnica:
ProcessadorCPU ARM CortexMR-A9 Core
Sistema de corNão informado
WirelessSim
Tipo de MídiaCard
Voltagem110/220 volts
Dimensões sem embalagem (LxAxP)18,2 x 8,35 x 1,86 cm
Peso sem embalagem700 g
Dimensões com embalagem (LxAxP)22,06 x 21,43 x 10,47 cm
Peso com embalagem1,06 k

Samsung vai lançar suas telas flexíveis ainda em 2012


Segundo declarações de um porta-voz da empresa, a Samsung oferecerá aos fabricantes de dispositivos móveis do mercado as primeiras unidades de suas telas OLED flexíveis. As primeiras unidades serão comercializadas até o final de 2012 e devem abastecer os futuros lançamentos de smartphones e tablets de 2013.

Telas flexíveis da Samsung devem estar disponíveis aos fabricantes ainda em 2012 (Foto: Reprodução/Gizmologia)Telas flexíveis da Samsung devem estar disponíveis aos fabricantes ainda em 2012 (Foto: Reprodução/Gizmologia)
A Samsung demonstrou sua nova tela OLED flexível em uma unidade do Galaxy Nexus, durante a última Mobile World Cogress.

O material oferecido com a Samsung não se limita apenas ao uso convencional, que tem como objetivo fazer com que o material flexível permita ao usuário “moldar” o dispositivo às suas necessidades. Com uma tela OLED flexível, o contato do usuário à tela pode se tornar mais preciso e suave, melhorando a experiência de uso.

Além de smartphones e tablets, a ideia é que tais telas possam ser utilizadas em outros produtos de uso cotidiano, como relógios, consoles portáteis e TVs. Apesar dos planos especulados, a Samsung não revela nem confirma como pretende utilizar esta nova tecnologia nos próximos anos.

Não há previsão de lançamento para as primeiras unidades dos produtos com a nova tela OLED da Samsung, e sua comercialização vai depender do interesse dos fabricantes em adotar as novas telas.