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Toyota cria bicicleta capaz de ler a mente e monitorar os batimentos cardíacos


A bicicleta PXP tem o design inspirado no carro Toyota Prius (detalhe). (Foto: Divulgação)A bicicleta PXP tem o design inspirado no carro Toyota Prius (detalhe). (Foto: Divulgação)
Se o design de um carro fosse “transferido” para uma bicicleta, como ela seria? A Toyota, em parceria com a empresa Parlee e engenheiros da Deeplocal, criou a bicicleta PXP (Prius x Parlee) - a versão de duas rodas do carro híbrido Toyota Prius, mas com uma diferença bem básica: essa bicicleta pós-moderna e motorizada é guiada com o “poder da mente”.

O capacete permite ao usuário trocar a marcha por meio de neurotransmissores. (Foto: Divulgação)O capacete permite ao usuário trocar a marcha por
meio de neurotransmissores. (Foto: Divulgação)
Usando um capacete especial, é possível trocar a marcha da bicicleta sem usar um músculo sequer. Ao pensar em “Shift up” ou “Shift down”, a marcha aumenta ou reduz a velocidade automaticamente. A tecnologia envolvida, ao contrário do que pode parecer, é relativamente simples.

O capacete permite ao usuário trocar a marcha por meio de neurotransmissores. Isso se tornou possível com a instalação de um iPhone que usa um aplicativo especial. O software monitora, além da velocidade e o ritmo empregado no trajeto percorrido, o batimento cardíaco, as ondas cerebrais e até mesmo os hábitos do ciclista. Isso quer dizer o aplicativo pode memorizar trajetos.

Os que possuem dificuldade em se concentrar não precisam se preocupar. A função de “ler a mente” pode ser desativada e o controle do trajeto e a velocidade da bicicleta passam a ser feitos com simples toques na tela do iPhone.

Um software no iPhone monitora os batimentos cardíacos e memoriza trajetos. (Foto: Divulgação)Um software no iPhone monitora os batimentos cardíacos e memoriza trajetos. (Foto: Divulgação)
Da mesma forma que o carro Prius, a PXP foi pensada de maneira a facilitar o uso, por isso foi montada seguindo um modelo aerodinâmico. Feita totalmente de fibra de carbono, a bicicleta foi testada nos túneis de vento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Ainda não há previsão de lançamento da PXP.

Moto elétrica Xenon é inspirada no Tron Lightcycle


A Xenon também é chamada de réplica dos Lightcycles do filme Tron.  (Foto: Divulgação)A Xenon também é chamada de réplica dos Lightcycles do filme Tron. (Foto: Divulgação)

A Evolve Motorcycles, em parceria com a Parker Brothers Choppers, apresentou no Milan International Motorcycle Show dois novos modelos de moto que, apesar do visual que mais parece futurístico, são bastante reais, e uma dedas já está, inclusive, à venda.

O maior atrativo da exposição, a Xenon, também chamada de réplica dos Lightcycles do filme Tron. Ela é uma moto com rodas de 32 polegadas, sem eixo e detalhes em OLED ao longo de seu corpo, além de contar como fonte de energia um sistema de bateria lítio-íon. O piloto que desembolsar os US$50 mil pedidos pela Xenon poderá alcançar a velocidade de 160 Km/h e autonomia de 160 Km a cada abastecimento do complexo de energia.

A Lithium será lançada por US$ 20 mil. (Foto: Divulgação)A Lithium será lançada por US$ 20 mil. (Foto: Divulgação)
A marca ainda exibiu o protótipo de uma moto igualmente usuária de bateria de lítio, mas com perfil mais urbano e discreto. Tendo o provisório nome de Lithium, ela teria como um de seus propósitos demonstrar que motos podem receber recursos elétricos e de ponta, em termos de tecnologia, sem abandonar a estética tradicional de modelos consagrados.


Com previsão de lançamento em breve, a Lithium contará com especificações que deverão agradar até mesmo o motoqueiros mais tradicionalistas: motor de 40KW (54 HP), velocidade e autonomia iguais as vistas na Xenon - 160 Km por carga e até 160 Km/h - e faróis quad LED. Sendo um modelo visualmente mais simples que a Xenon, seu preço deverá ficar bastante abaixo do cobrado em uma: US$20 mil.