NeoBux - Ganhe Dinheiro Com Internet

Novo Firefox 4 já está disponível!!!

O tão aguardado novo browser da Mozilla foi hoje (22 de Março de 2011)  finalmente apresentado em versão estável, como previsto no último agendamento da fundação. No site oficial é, desde o final da manhã, possível descarregar a versão final do Firefox 4.

As novas versões, compatíveis com Windows (mesmo o XP), Mac e Linux, tinham começado ontem a ficar acessíveis, enquanto a organização fazia as últimas verificações, porque o carácter open source dos procedimentos da Mozilla assim o dita, explicaram os responsáveis, embora tenham esclarecido na altura que era preferível esperar pela colocação do software na página oficial - o que aconteceu agora.

Cerca de nove a meses após o lançamento da primeira versão beta do navegador que prometia recolocar a Mozilla na corrida dos browsers, numa altura em que já tanto a Microsoft, como a Google e Opera apresentaram novas propostas para tirar partido das últimas potencialidades da Web, vale a pena ficar a saber o que ganha quem optar pela solução da "raposa".

A mais recente criação da organização promete uma interface de utilização mais "limpa", maior velocidade, novas ferramentas para gerir até "centenas de separadores abertos" e suporte às novas tecnologias Web.

Muitas das características já foram sendo apontadas pelo TeK à medida que a Mozilla foi revelando as novidades a introduzir, como aquela que primeiro salta à vista de quem experimenta o Firefox 4: um design minimalista - ou clean, como o classifica o responsável de desenvolvimento, num vídeo de apresentação.

Firefox 4

Com a nova interface de utilização é possível ocultar todos os menus e recorrer apenas a um botão (laranja), colocado no canto superior esquerdo do browser, a partir do qual é possível aceder às principais funcionalidades do programa. Também a maior parte dos botões desapareceram. Desta forma dá-se mais espaço à visualização das páginas e navegação na Web propriamente dita - uma orientação que vinha sendo preconizada, por exemplo, pelo Chrome.

Ainda ao nível gráfico e das características pensadas para facilitar a navegação, é importante referir o novo organizador e gestor de separadores do programa, o Panorama. Inicialmente apresentado como Tab Candy, voltou a dar que falar quando foi incluído na Beta 4 do browser, em Agosto. A ferramenta é destacada pelos responsáveis da Mozilla como uma das grandes novidades desta versão, permitindo colocar ordem nos separadores, principalmente para aqueles que têm por hábito manter vários sites abertos.

usando o Panorama

O Panorama permite organizar as Tabs por grupos, dar-lhes nomes e gerir os conteúdos apenas arrastando as miniaturas das janelas entre eles. Oferece vários tipos de vistas, que permitem ao internauta "saltar" de um grupo de separadores para o outro.

Para aqueles sites que são utilizados recorrentemente durante a navegação (como o email, por exemplo) existe a hipótese de "tratar" essa tab como uma aplicação (seleccionando a opção Pin as App Tab), assim é criado um botão que permanece antes dos restantes separadores, facilitando o retorno ao site sempre que necessário.

pin as tab

Ainda a propósito dos separadores, outra das mais-valias, também disponível desde Agosto nos canais de teste, é a sincronização de separadores entre vários dispositivos usados pelo mesmo internauta, incluindo computadores e smartphones. Fica assegurado o acesso tanto a listas de favoritos como a tabs abertas, desde que o utilizador active a opção Sync.

Novidade é também o suporte ao chamado multi-toque durante a navegação, que permite, em computadores com ecrã táctil e Windows 7, desempenhar tarefas como rodar, aumentar e diminuir o tamanho da imagem desenhando diferentes gestos com os dedos no ecrã.

Seguindo a máxima da fundação, de que o browser deve ser personalizável à medida das necessidades do utilizador, e sem esquecer que as extensões sempre foram consideradas uma das vantagens que conta com o contributo da comunidade, também esta versão apresenta novidades neste campo. Desta feita trata-se de um gestor para Add-ons (extensões), Plugins e opções personalizadas do navegador - como os temas.

add-ons manager


Para além das mudanças no campo "visual", o software apresenta importantes mudanças no seu "núcleo", que se reflectem tanto ao nível da velocidade de navegação como às potencialidades desta, oferecendo suporte aos novos standards Web, como o HTML 5, que prometem facilitar a vida aos programadores de sites e aplicações Web.

De acordo com o responsável de produto da Mozilla para o Firefox, o navegador ganha na versão 4 um novo motor de JavaScript, o JägerMonkey, que promete pelo menos 3 vezes mais rapidez que versões anteriores do browser.

A aceleração por hardware, de que muito se tem falado, também é um dos trunfos mencionados pelo responsável, no que ao desempenho concerne, mas uma das novidades mais aguardadas por quem desenvolve consiste, como é sabido, no suporte ao HTML 5, CSS3 e o WebGL.

As apostas vêm não só facilitar a vida dos programadores, mas também fomentar a criação de uma Web mais rica, reflectindo-se desta forma nos conteúdos a que os internautas terão acesso nas páginas visitadas diariamente. O WebGL, por exemplo, deverá permitir uma implementação muito mais eficiente de gráficos 3D nos sites.

A Fundação Mozilla garante ainda que também ao nível da privacidade e segurança são assegurados todos os procedimentos para garantir que os utilizadores têm total controlo sobre os seus dados e a forma como estes são partilhados na rede. Uma das garantias passa por, durante a navegação, toda a informação ser primeiro encriptada (codificada) localmente e só depois enviada para a Internet.