NeoBux - Ganhe Dinheiro Com Internet

Saiba o que é realidade aumentada!


Termo cada vez mais comum em nosso dia a dia, a realidade aumentada apareceu para ficar. Com ela usamos recursos e técnicas antigamente limitadas ao mundo virtual para melhorar a interação com o mundo em que vivemos.

Realidade aumentada muda nossa forma de interação com o mundo (Foto: Reprodução)Realidade aumentada muda nossa forma de interação com o mundo (Foto: Reprodução)


A realidade aumentada é um conceito mais simples do parece. Uma partida de futebol com o placar exibido na tela é um bom exemplo do quão frequente nos valemos dele. A imagem é real, mas os gráficos ajudam a entender melhor a partida e ter uma experiência mais positiva por isso.

Para tornar a ideia ainda mais clara, pode-se dizer que realidade aumentada é tudo aquilo que ajuda os nossos sentidos a compreenderem melhor o mundo através de um meio eletrônico-digital. Isto vai desde a exibição de esportes, até os smart glasses da Google e está cada dia mais presente em nossos celulares.

Criando realidade aumentada

Fazer realidade aumentada é uma questão um pouco mais difícil. Hoje está disponível no mercado uma grande diversidade de ferramentas e aplicativos que podem ajudar a criar e experimentar essa tecnologia.

Na hora de desenvolver seu próprio mecanismo de realidade aumentada existem dois padrões mais comuns de aplicativos: reconhecimento de imagem e orientação por GPS. O primeiro se vale de câmeras com programas capazes de reconhecer uma imagem ou marcação do mundo real para, a partir daí, calcular sua posição e orientação. Dessa maneira ele sobrepõe o que você vê a gráficos geradores de conteúdo.

Fazer aplicativos baseados em GPS é bem simples, basta você ter um bom celular com esta função. Os aplicativos se valem da sua posição no mapa para encontrar pontos de interesse à sua volta. Uma vez revelados, você poderá adquirir mais informações sobre estes lugares além de receber direções precisas de como alcançá-los. Para começar a usar aplicativos como esse e desenvolver os tipos de informação que você deseja, recomendamos o uso dos seguintes programas: Layar, Wikitude e Junaio.

Aplicativos com realidade aumentada

Se você possui um smartphone existem dezenas de aplicativos hoje em dia que lhe ajudam a viver a realidade aumentada. Nós separamos uma pequena lista com alguns dos mais populares disponíveis para iOS, Android e Windows Phone.

1. Wikitude

Wikitude: para aqueles que procuram conhecer bem os seus arredores (Foto: Reprodução)Wikitude: para aqueles que procuram conhecer bem os seus arredores (Foto: Reprodução)


Este aplicativo disponível para iOS, Android e Windows Phone, funciona como um tipo de enciclopédia para tudo que está ao seu redor e próximo à sua localização. Basta apontar seu telefone para a rua, e ele vai te dizer várias informações a respeito dos locais ou monumentos escolhidos.

Se você está procurando por um hotel, um restaurante, ou quer saber a história da praça aonde você decidiu sentar, o Wikitude é o aplicativo perfeito.

Pocket Universe é ideal para quem gosta de astronomia (Foto: Reprodução)Pocket Universe é ideal para quem gosta de astronomia (Foto: Reprodução)


Um dos mais legais dispositivos a funcionar com a realidade aumentada, Pocket Universe: Virtual Sky traz informações sobre o universo. Em um dia de céu estrelado você poderá apontar o seu telefone para cima e, com a sua câmera, reconhecer constelações e planetas. O aplicativo para iOS traz diversas funcionalidades para aqueles que adoram astronomia.

Um salva-vidas para pessoas motorizadas (Foto: Reprodução)Um salva-vidas para pessoas motorizadas (Foto: Reprodução)


Que praticamente todos os smartphones Android possuem mapas e GPS todo mundo sabe, o que este aplicativo faz é tentar te manter mais seguro durante o trânsito. Utilizando a câmera frontal do seu celular este app irá monitorar a sua velocidade, as condições climáticas, a distância entre os veículos, sempre avisando perigos potenciais.

Se você está dirigindo por uma estrada perigosa, a cor vermelha da tela irá pedir que você diminua sua velocidade, por exemplo. IOnRoad Augmented Driving Lite é um ótimo e prático exemplo de realidade aumentada em nosso cotidiano.

4. Augment

Veja como ficaria uma mesa nova na sua sala (Foto: Reprodução)Veja como ficaria uma mesa nova na sua sala (Foto: Reprodução)


Este app segue uma linha cada vez mais comum dentro dos programas de realidade aumentada, que é a inclusão de objetos virtuais em espaços reais. Isso tem se tornado tão popular que a própria Nintendo implementou esta função no seu último portátil, inserindo jogos inteiros dentro do seu quarto.

Com este aplicativo para iOS e Android você poderá adicionar objetos à sua volta e visualizá-los com a ajuda da câmera do celular ou tablet. Ainda que pareça entediante, você consegue colocar coisas bem bacanas no espaço virtual e tirar fotos surreais do seu ambiente cotidiano.

Estes são apenas alguns dos muitos aplicativos que lidam com realidade aumentada e podem lhe ajudar a entender melhor este conceito, que parece representar o próprio futuro diante de nossos olhos.